quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Como é feita sua lembrancinha


A porcelana é um produto branco, impermeável e translúcido que é queimado a uma temperatura de 1300°.
Utilizamos processos artesanais para sua produção.
Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
Basicamente a matéria prima da porcelana são: argila, quartzo, caulim e feldspato.

O processo de fabricação da porcelana divide-se em 5 etapas:
- Modelagem: criação de um molde de gesso, para tornear uma peça.
- Massa: Área estritamente técnica. Funciona sob supervisão direta de laboratório.

Composição da Massa: Argila - 10% Caulim - 40% Feldspato - 25% Quartzo 25%

Existem dois tipos de massa:
- Pastosa:Utilizada em peças estampadas a torno.
- Líquida: Trata-se da mesma massa, porém diluída. Contém aproximadamente 30% de água.

FABRICAÇÃO
Este processo também é chamado de colagem. Consiste em encher formas de gesso com a massa líquida. Após decorrido o tempo necessário para formação das paredes na espessura desejada (absorção da água pelo gesso), o excesso de massa é despejado. Os cabos e alças passam pelo mesmo processo e são colados manualmente.
As peças de porcelana são obtidas pôr colagem são: bules, leiteiras, cafeteiras, sopeiras, manteigueiras, açucareiros, travessas, etc. Após a secagem todas as peças são esponjadas para corrigir eventuais imperfeições.

QUEIMA
Depois de seca, a porcelana sofre a primeira queima, denominada biscoito, a 900º C, cujo objetivo é dar às peças resistências e porosidade para a perfeita absorção do verniz. Nesta etapa a porcelana adquirem um tom rosado. O verniz é composto pelos mesmos materiais da massa, em quantidades diferentes.
Através de um processo manual de imersão, o verniz adere à superfície da peça de porcelana, formando uma película de cobertura. Após a aplicação do verniz ocorre uma segunda queima, que é realizada a uma temperatura que varia entre 1380º C a 1400º C.

Nesta fase a massa torna-se completamente compacta, totalmente sem porosidade, adquirindo cor branca e vitrificada (fusão do verniz sobre a massa). Esta segunda queima dura em média 31 horas, podendo chegar até 89 horas, dependendo da extensão do forno utilizado.
As peças de porcelana já prontas são encaminhadas para o setor de classificação, que controla a qualidade do produto, que então é lixado e pronto para ser decorado.

DECORAÇÃO
A decoração da porcelana é feita de duas formas: com a aplicação de decalques e a de filetes. Algumas peças de porcelana recebem os dois processos em uma mesma operação.
Os decalques são adesivos que são aplicados nas peças com o máximo de cuidado. Após ser colocado na posição correta, passa-se uma borracha para fixá-lo.
Os filetes são aplicados com dois tipos de pincéis: a trincha (pincel largo e sem ponta) e o pincel fino (de ponta fina e delicada). A peça é colocada em um torno para que possam girar livremente, assim a mão do filetador pode ficar apoiada e fixa evitando falha no filete.
Após a decoração, as peças de porcelana passam pelo controle de qualidade e a seguir sofrem a segunda queima para fixação do decalque e / ou filete.
Atualmente em algumas decorações e filete já está no decalque (adesivo), reduzindo assim o processo em apenas uma queima.
Após as queimas a porcelana é lixada para retirar algum resíduo do decalque. Após esta operação a mercadoria já pode ser embalada e comercializada.

TIPOS DE QUEIMA
O processo de aplicação do decalque na porcelana pode ter dois tipos de queima: uma chamada "sobre esmalte", onde a peça é levada ao forno numa temperatura de aproximadamente 800º C.
O outro tipo, que é uma tecnologia chamada "fogo forte", ou seja, a porcelana com uma temperatura de aproximadamente 1200º C, sendo que com este tipo de queima o decalque se funde com o esmalte que a porcelana tem na superfície, garantindo que a decoração nunca sofra desgaste.

www.porcelanacriativa.com.br

Nenhum comentário: